Quem somos?

Minha foto
Serpa, Beja, Portugal
Somos 3 alunas do 12º ano, da área de Ciências e Tecnologias, que estamos a trabalhar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o tema Alimentação e Saúde. Escolhemos este tema pois cada vez a alimentação tem um papel mais importante na nossa vida, e está intimamente ligada à saúde. Resolvemos então explorar os problemas de saúde ligados à alimentação, desde a diabetes até aos distúrbios alimentares. Esperamos com este blog esclarecer algumas dúvidas que surjam, bem como informar as pessoas dos riscos de uma má alimentação.

01/04/2008

Refluxo Gstro-Esofágico

Refluxo Gastroesofágico



O que é o Refluxo Gastroesofágico?



O refluxo de material ácido do estômago para o esófago não significa necessariamente doença. Ele é comum e ocorre diversas vezes ao dia em todas as pessoas, mas por curtos períodos de tempo e esse ácido é eliminado do esôfago rapidamente. A mucosa do esôfago é pouco resistente ao ácido, mas tem a capacidade de suportar esse refluxo normal.
Em alguns casos, a mucosa do esôfago pode ter sua resistência diminuída ou o ácido refluir mais vezes ou por mais tempo que a mucosa esofágica pode resistir. O ácido pode ainda refluir até a garganta, ou causar sintomas pela simples irritação do esôfago. Nessas situações, o refluxo deixa de ser considerado normal e trata-se de doença do refluxo gastroesofágico.


Quais os sintomas?


O sintoma mais frequente é a sensação de queimadura por detrás do externo ( pirose, termo que os médicos utilizam). E é este significado que devemos dar à palavra azia: acidez, pirose, queimação.

A regurgitação do conteúdo do estômago para o esófago é quase sempre uma sensação evidente, que acompanha a sensação de queimadura.

A Doença do Refluxo pode causar outros sintomas para além da sensação de queimadura e da regurgitação. Pode ser causa de dor no epigastro ou no tórax. A dor no tórax pode pôr problemas de diagnóstico diferencial com a dor torácica de origem cardíaca ou de outra origem: óssea, articular, muscular etc.

Com alguma frequência a DRGE manifesta-se com sintomas da orofaringe ou sintomas respiratórios: ardor, sensação desagradável na garganta, rouquidão, tosse, asma. Em alguns casos, se houver aperto do esófago, pode haver dificuldade na passagem dos alimentos para o estômago ( disfagia ) ou essa passagem ser dolorosa ( odinofagia ).
Porque é que o refluxo gastro-esofágico acontece ?

O esófago é um tubo com cerca de 20 cm que leva os alimentos até ao estômago. Nos 2 centímetros finais do esófago existe uma zona de maior pressão que constitui o Esfíncter Esofágico Inferior ( EEI ). O EEI depois da deglutição dos alimentos abre-se para os deixar passar para o estômago mas contrai-se de seguida para impedir que o conteúdo do estômago reflua do estômago para o esófago.
No entanto, esse esfíncter ( EEI ) nem sempre funciona bem, nem sempre faz uma tensão suficiente e deixa que o conteúdo do estômago reflua, retroceda, para o esófago. Chama-se a isso refluxo gastro-esofágico.
As refeições volumosas aumentam a pressão dentro do estômago e facilitam o refluxo mas outros factores podem contribuir para diminuir a tensão do EEI e facilitar o refluxo:
  • Nicotina - qualquer tabaco
  • Alimentos com gordura
  • Cafeína
  • Álcool
  • Gravidez
  • Hernia do Hiato ( é controversa a importância da hérnia na DRGE. A hérnia do hiato observa-se na maior parte das pessoas depois de 50 anos de idade e não causa qualquer sintoma, há estudos que provam que nalguns casos, a hérnia do hiato, agrava os sintomas da DRGE.

Nenhum comentário: