Quem somos?

Minha foto
Serpa, Beja, Portugal
Somos 3 alunas do 12º ano, da área de Ciências e Tecnologias, que estamos a trabalhar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o tema Alimentação e Saúde. Escolhemos este tema pois cada vez a alimentação tem um papel mais importante na nossa vida, e está intimamente ligada à saúde. Resolvemos então explorar os problemas de saúde ligados à alimentação, desde a diabetes até aos distúrbios alimentares. Esperamos com este blog esclarecer algumas dúvidas que surjam, bem como informar as pessoas dos riscos de uma má alimentação.

11/06/2008

Peça de Teatro com Fantoches

Personagens: Rebuçado, Maria, Gelado, Maçã, Ananás e Dentista

(aparece o rebuçado)
Rebuçado:
- Olá! Já viram quem eu sou?... Não?... Eu sou um rebuçado e todos os meninos gostam de mim. Pudera... sou tão docinho!
(aparece a menina a gemer)
Rebuçado:
- Olha, olha... O que é que tu tens, Maria?
Maria:
- Deixa-me! É por tua culpa que estou assim. Andava sempre a trincar rebuçados... Ai!... E agora estou doente. Dou-me a barriga e dói-me o dente.
Rebuçado:
- Essa é boa! Por minha culpa?! Mas eu sou um rebuçado... sou muito docinho e.... não faço mal a ninguém.
(aparece o gelado)
Gelado:
- Olá amigo rebuçado! Olá, amiga Maria! Tens de estar doente!
Rebuçado:
- Olá gelado! Ela está doente de tantos gelados que tem comido.
Gelado :
- Que culpa tenho eu?
Rebuçado:
- Ora essa! Os gelados é que fazem mal aos dentes, engordam e podem causar doenças.
Maria:
- Ai! Ai! Parem com essa discussão que me doem os dentes! Não preciso de vocês! Ambos fazem mal.
Gelado:
- Ai sim! E onde vais buscar o açúcar, Maria?
(aparece o ananás a cantarolar)
Ananás:
- De crista verdinha
Laranja ou amarelo
O menino rebuçado
Não quero nem vê-lo... a mim e aos outros frutos.
Maria:
- Açúcar nos frutos?
Ananás:
- Sim, o açúcar que nós te fornecemos é suficiente para que o teu corpo cresça saudável, não precisas de mais doces.
(aparece a maçã)
Maçã:- Pobre Maria! Se tivesses comido mais maçãs não tinhas dores, nem cáries.
Maria:
- Porquê?
Maçã:
- Pois nós temos vitaminas e flúor que te protegem das doenças.
Rebuçado:
- Ouve Maria, se tivesses comido só um rebuçado não estavas assim. Guloseimas só nas festas.
Gelado:
- Boa, gostei! Doces, poucos e só de vez em quando. Ouve lá maçã, és mesmo convencida! Então e o leite?
Maçã: O leite só tem cálcio que ajuda a crescer. Ou terá mais algum nutriente?
Maria: Tenho de me informar com o dentista. Vou já marcar uma consulta. Adeus! (Sai gritando) Ai! Ai! Ai!


Narrador: Maria chega ao dentista e...
Dentista:
- Bom dia!
Maria:
- Bom dia!
Dentista:
- Abra bem a boca!
Maria:
- Ai! Dói-me!
Dentista:
- Tens um dente cariado. O que tens andado a comer?
Maria:
- Esta semana foi o meu aniversário e exagerei nos doces.
Dentista:
- Ó Maria, não sabes além desta cárie, o abuso de doces pode causar doenças como a Diabetes e a Obesidade (Maria admira-se e o dentista explica). Sim, ficares muito gorda. Por isso tens de pensar bem nos alimentos que escolhes. Também não te esqueças de lavar os dentes depois das refeições e ao deitar.
Maria:
- O Ananás e a Maçã da salada de frutas que eu comi na minha festa já me tinham avisado. Devo comer muita fruta e variada. E o leite? É também importante?
Dentista:
- Sim. Ajuda-te a crescer e faz bem aos ossos e aos dentes.
Maria:
- Doutor, e qual os lanches amigos dos meus dentes?
Dentista:
- Por exemplo: sandes de fiambre, de queijo recheadas com alface e tomate; ou um iogurte; ou uma peça de fruta; ou uma taça de cereais.
Maria:
- Que deliciosos lanches! Já me está a crescer água na boca.
Dentista:
- E por falares em água, bebes muito?
Maria:
- Só quando tenho sede.
Dentista: A água é tão importante que faz parte de todos os alimentos, pois ajuda a hidratar a pele e a regular os intestinos. Deves beber 2litros de água por dia.
Maria:
- Obrigada, já estou mais esclarecida. Já me posso ir embora?
Dentista:
- Não! Não! Está na hora de tratares do teu dente.
Narrador: Maria depois de tratar do seu dente despede-se.
Maria:
- Até daqui a um ano, espero não precisar de vir cá antes!
Dentista: Adeus!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito Legal a iniciativa.

Também estamos com uma peça de teatro de fantoches que pode ser solicitada gratuitamente para escolas públicas e particulares.

Dê uma olhadinha em nosso site: www.artepalco.com.br

Parabéns. Abraços

Sr. Saúde disse...

Acabo de criar um blog e gostaria muito de estabelecer parceria com o seu.

O assunto principal do meu blog é a suade, por isso o nome Saude é o que Interessa!
Pretendo fornecer informações para que as pessoas tenham uma melhor qulidade de vida.

http://saudeeoqinteressa.blogspot.com

Se hover interesse entre em contato!

Obrigado por sua atenção!

Abraço e Sucesso.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: “Chiclete: Um novo ponto de vista!!!” Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Unknown disse...

muito original parabens