
Anatomia do Intestino Delgado
O comprimento do Intestino Delgado varia entre 3 e 9 metros e, divide-se em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo.
O duodeno tem cerca de 25 cm ( 12 dedos de comprimento por isso se chama duodeno). A, tão frequente, úlcera do duodeno localiza-se nos 5 cm iniciais que formam o bulbo do duodeno.
A superfície do Intestino Delgado é coberta por projecções em forma de dedo com 0.5 a 1.5 mm, chamadas vilosidades que, por sua vez são cobertas por microscópicas microvilosidades. Como facilmente se compreende, esta estrutura, aumenta enormemente a superfície de absorção do Intestino Delgado.
Função do Intestino Delgado
No Intestino Delgado continua-se a digestão dos alimentos, e é por excelência o local da absorção dos nutrientes.

Os hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos são inicialmente digeridos no Jejuno, pela amilase salivar e pancreática, mas a digestão completa requer três enzimas ( lactase, maltase e sacarase ) existente nas células da mucosa do Intestino que desdobram os dissacáridos em monossacáridos porque só nesta forma podem ser absorvidos.
Alguns hidratos de carbono mais complexos, que constituem a fibra da nossa dieta são mal digeridos no Intestino Delgado e atingem o Cólon onde são fermentados pelas bactérias dando origem à formação de gazes. A digestão das gorduras, dos ácidos núcleicos e das proteínas que se iniciou com a lipase e com a pepsina do estômago continua no lume do Intestino Delgado com as enzimas produzidas no Pâncreas ( lipase, fosfolipase, tripsina, quimotripsina, carboxipeptidase, DNase e RNase ). A digestão das gorduras requer a sua emulsão, transformação em pequenas gotas, sobre as quais actuam as enzimas, levando à formação de ácidos gordos, vitaminas lipossolúveis, colesterol que os sais biliares transformam em micelas que são absorvidas pelo Intestino Delgado. No íleo completa-se a absorção e os 100 cm distais do Intestino Delgado, têm a particularidade, de permitir a absorção dos sais biliares e da Vitamina B12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário