Quem somos?

Minha foto
Serpa, Beja, Portugal
Somos 3 alunas do 12º ano, da área de Ciências e Tecnologias, que estamos a trabalhar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o tema Alimentação e Saúde. Escolhemos este tema pois cada vez a alimentação tem um papel mais importante na nossa vida, e está intimamente ligada à saúde. Resolvemos então explorar os problemas de saúde ligados à alimentação, desde a diabetes até aos distúrbios alimentares. Esperamos com este blog esclarecer algumas dúvidas que surjam, bem como informar as pessoas dos riscos de uma má alimentação.

14/05/2008



Anatomia do Intestino Delgado




O comprimento do Intestino Delgado varia entre 3 e 9 metros e, divide-se em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo.



O duodeno tem cerca de 25 cm ( 12 dedos de comprimento por isso se chama duodeno). A, tão frequente, úlcera do duodeno localiza-se nos 5 cm iniciais que formam o bulbo do duodeno.
A superfície do Intestino Delgado é coberta por projecções em forma de dedo com 0.5 a 1.5 mm, chamadas vilosidades que, por sua vez são cobertas por microscópicas microvilosidades. Como facilmente se compreende, esta estrutura, aumenta enormemente a superfície de absorção do Intestino Delgado.



Função do Intestino Delgado


No Intestino Delgado continua-se a digestão dos alimentos, e é por excelência o local da absorção dos nutrientes.

Os hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos são inicialmente digeridos no Jejuno, pela amilase salivar e pancreática, mas a digestão completa requer três enzimas ( lactase, maltase e sacarase ) existente nas células da mucosa do Intestino que desdobram os dissacáridos em monossacáridos porque só nesta forma podem ser absorvidos.

Alguns hidratos de carbono mais complexos, que constituem a fibra da nossa dieta são mal digeridos no Intestino Delgado e atingem o Cólon onde são fermentados pelas bactérias dando origem à formação de gazes. A digestão das gorduras, dos ácidos núcleicos e das proteínas que se iniciou com a lipase e com a pepsina do estômago continua no lume do Intestino Delgado com as enzimas produzidas no Pâncreas ( lipase, fosfolipase, tripsina, quimotripsina, carboxipeptidase, DNase e RNase ). A digestão das gorduras requer a sua emulsão, transformação em pequenas gotas, sobre as quais actuam as enzimas, levando à formação de ácidos gordos, vitaminas lipossolúveis, colesterol que os sais biliares transformam em micelas que são absorvidas pelo Intestino Delgado. No íleo completa-se a absorção e os 100 cm distais do Intestino Delgado, têm a particularidade, de permitir a absorção dos sais biliares e da Vitamina B12.

Nenhum comentário: