Quem somos?

Minha foto
Serpa, Beja, Portugal
Somos 3 alunas do 12º ano, da área de Ciências e Tecnologias, que estamos a trabalhar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o tema Alimentação e Saúde. Escolhemos este tema pois cada vez a alimentação tem um papel mais importante na nossa vida, e está intimamente ligada à saúde. Resolvemos então explorar os problemas de saúde ligados à alimentação, desde a diabetes até aos distúrbios alimentares. Esperamos com este blog esclarecer algumas dúvidas que surjam, bem como informar as pessoas dos riscos de uma má alimentação.

21/01/2008

O Colesterol

O COLESTEROL
Definição: O colesterol é um membro da família dos lipídos e, na sua forma pura, é um sólido cristalino, branco, insosso e inodoro. Apesar da má fama, o colesterol é um composto essencial para a vida, estando presente nos tecidos de todos os animais. Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, é também um reagente de partida para a biossíntese de várias hormonas (cortisona, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol), dos sais biliares e da vitamina D.
Como é obtido?
É obtido por meio de síntese celular (colesterol endógeno -70%) e da dieta (colesterol - exógeno 30%). Excepto em pessoas com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso dele no sangue resulta dos péssimos hábitos alimentares que possuímos (que são adquiridos desde a infância) e que nos levam a grande ingestão de colesterol e gorduras saturadas (geralmente de origem animal).
O colesterol endógeno é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado.


Como é feito o seu transporte?
Como é insolúvel em água e, consequentemente, no sangue, para ser transportado na corrente sanguínea liga-se a algumas proteínas e outros lipídos através de ligações não-covalentes em um complexo chamado lipoproteína.

Quais os tipos de Lipoproteínas, e como se comportam?

Os vários tipos de lipoproteínas classificam-se pelas suas caractísticas bioquímicas geralmente a sua densidade. Entre estas, estão as "Low-Density Lipoproteins", ou LDL, que transportam o colesterol do sítio de síntese - o fígado - até as células de vários outros tecidos. Uma outra classe de lipoproteínas, as "High Density Lipoproteins", ou HDL transportam o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese dos sais biliares.


Quilomicrons: grandes partículas que transportam as gorduras alimentares e o colesterol para os músculos e outros tecidos.

VLDL e IDL: transportam triglicerídeos (TAG) e colesterol endógenos do fígado para os tecidos. A medida em que perdem triglicerídeos, podem colectar mais colesterol e tornarem-se LDL.

LDL: transportam do fígado para os tecidos, cerca de 70% de todo o colesterol que circula no sangue. São pequ
enas e densas o suficiente para se ligarem às membranas do endotélio (revestimento interno dos vasos sanguíneos. Por esta razão, as LDL são as lipoproteínas responsáveis pela aterosclerose
– deposição de placas lipídicas (ateromas) nas paredes das artérias. Consequentemente, níveis elevados de LDL estão associados com os altos índices de doenças cardiovasculares.
.
HDL: é responsável pelo transporte reverso do colesterol ou seja, transporta o colesterol endógeno de volta para o fígado. O nível elevado de HDL está associado com baixos índices de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário: